UTI

UTI

A Unidade de Terapia Intensiva é um local do hospital destinado a atender pacientes em estado crítico e que merecem atenção e cuidados especiais, por parte dos médicos, enfermagem e demais profissionais como fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogo, entre outros.

Ter o familiar ou amigo internado na UTI, sempre causa grande ansiedade, medo e insegurança.

Mas a “UTI” é uma unidade muito importante para o tratamento do paciente, então, coragem, prepare-se para visitar seu familiar ou amigo e transmitir-lhe o que somente familiares e/ou amigos podem oferecer, aquilo que está ao seu alcance neste momento: a presença, o sorriso, um toque, um olhar carinhoso e esperançoso, enfim, algo que só você pode compartilhar com a pessoa amada o que nesse momento necessita de cuidados intensivos hospitalares.

Muitas vezes, seu ente querido não poderá responder as suas palavras ou gestos, pois poderá estar inconsciente ou sob efeito de medicações, mas seguramente sentirá  sua presença. É importante que você entenda que ele poderá estar usando vários equipamentos e dispositivos para mantê-lo vivo: respiração artificial, sondas para alimentação, medicamentos, cateteres, entre outros. Todos eles são de vital importância naquele momento e não poderão ser retirados.

Familiarize-se com o ambiente: entre, olhe por um minuto a unidade antes de se aproximar do paciente. Após o primeiro contato visual com a unidade, aproxime-se de seu familiar, com calma.

 

Os equipamentos podem disparar um alarme sonoro (em caso de algum problema), não toque em nenhum deles, em caso de dúvida, chame a enfermagem.

 

Dependendo da gravidade e do estado do paciente, o tempo de permanência na UTI poderá ser longo (dias, semanas e até mesmo meses), isto trará ansiedade aos familiares e ao próprio paciente.

 

Os médicos da UTI assim como o corpo de enfermagem transmitirão  a você a cada visita o real estado de saúde, a gravidade, e o tratamento planejado.

 

Acredite, naquele momento ele está no local (UTI) mais adequado e seguro para  seu cuidado.

Horários de Visita: Consulte o cartão de visitantes fornecido pelo setor de internação.