Perguntas Frequentes
Para facilitar e efetivar internação, o paciente ou responsável pelo paciente deverá apresentar os seguintes documentos:
- Documento de identidade: Registro Geral (R.G.) do paciente/responsável e CPF;
- Cartão S.U.S. (se possuir);
- Cartão do Hospital;
- Comprovante de endereço.
- O acompanhante poderá trazer para o paciente pertences de uso pessoal, que deverão ser entregues no horário da visita;
- Aparelhos eletrônicos precisam de autorização específica da equipe de assistência e portaria e só poderão ser ligados nas tomadas localizadas nas paredes do quarto.
- Não é permitido usar as tomadas elétricas do painel de gases medicinais, localizadas acima da cabeceira do leito nem para equipamentos carregadores de celulares;
Lembre-se: você está em um hospital, os aparelhos de som e TV devem ser ligados em um volume que não incomode outros pacientes.
A alimentação em ambiente hospitalar é realizada sob a supervisão de profissionais nutricionistas, que estão preparados a orientar e esclarecer dúvidas quanto à dieta, durante o período de internação e alta hospitalar.
As refeições servidas devem suprir as necessidades nutricionais do paciente, observando sempre que possível suas preferências alimentares.
Consulte o nutricionista se houver necessidade de alterar algum alimento da dieta prescrita, assim como trazer alimentos de fora do hospital.
Caso haja dúvida em relação à alimentação ou restrição a alimentos informe o enfermeiro responsável e solicite a presença do nutricionista.
IMPORTANTE: informe à equipe assistencial (médicos, enfermeiros e nutricionistas) se for alérgico a algum tipo de alimento.
Caso haja dúvida da continuidade do uso de medicação no momento da internação ou alta hospitalar, solicite ao enfermeiro a presença de um farmacêutico.
IMPORTANTE: informe à equipe assistencial (médicos, enfermeiros e farmacêuticos) se faz uso contínuo e/ou se é alérgico a algum tipo de medicamento.
Comparecer no horário de visita e procurar enfermeiro ou médico da unidade de internação.
- Serviço de Pronto Atendimento – SPA: entre 15h00 às 17h00, duas pessoas, sendo uma por vez durante o período;
- ENFERMARIAS: entre 10h00 às 20h00, uma pessoa por vez durante o período;
- UNIDADE DE TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA: entre 14h00 às 20h00, duas pessoas por dia, sendo uma por vez durante o período;
- UTI ADULTO: entre 11h30 às 12h00, 15h00 às 16h00 e 19h30 às 20h00, duas pessoas durante o período.
Os horários poderão ser alterados, conforme necessidade da unidade
A higiene das mãos é a medida mais importante para prevenir a infecção. Pode ser realizada lavando as mãos com água e sabão ou friccionando as mãos com álcool em forma de gel.
Todas as pessoas que entrarem em contato com o paciente devem higienizar as mãos antes e depois da visita.
O hospital comunicará a alta aos familiares via contato telefônico pelo número de telefone fornecido na ficha de internação.
Não. Para pacientes SUS é proibido qualquer tipo de cobrança – o atendimento é 100% GRATUITO. O paciente deixará o hospital, quando autorizado por alta de seu médico responsável.
É proibida a filmagem e/ou fotografia DE PACIENTE em ambiente hospitalar, tanto por profissional médico, paramédico ou qualquer outra pessoa sem autorização expressa do paciente e/ou responsável.
É proibido filmar e/ou fotografar as dependências do hospital.
Ser tiver dúvidas, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Usuário (S.A.U.).
O Hospital de Transplantes Euryclides de Jesus Zerbini coloca à sua disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário (S.A.U.) – um canal de comunicação que tem o objetivo de receber críticas, elogios e sugestões.
O atendimento do S.A.U. é realizado pessoalmente, por telefone ou via e-mail, de segunda à sexta-feira das 8 às 17 horas. Sábados, Domingos e Feriados, caso necessário, o atendimento será realizado pelo Plantonista Administrativo.
Formas de Contato:
– Caixas de Sugestões, localizadas nas recepções e nos corredores das enfermarias;
– Pessoalmente, na sala do S.A.U.
– Email: sau@htejz.spdm.org.br.
-Telefone:(11)3170-6121
É importante que você saiba:
Consentimento informado: O que é?
É um documento assinado pelo paciente ou responsável antes da internação, com o consentimento para o procedimento que será realizado. As informações transmitidas ao paciente devem ser prestadas de forma clara e precisa, e os profissionais devem se certificar de que foram compreendidas pelo paciente e/ou responsável legal. Após a explicação, o paciente e/ou responsável deverá ter a oportunidade de fazer perguntas, sendo elas respondidas de forma clara.
Situação de urgência
No caso de situação de urgência, em que existe impossibilidade de o paciente consentir sobre o procedimento, é imprescindível que um familiar/responsável seja localizado para sua obtenção. Havendo a restrição de tempo para a tomada da decisão, o médico executor deverá registrar essa condição no prontuário do paciente no impresso de consentimento institucional.
Transferência para outro hospital
A Transferência poderá acontecer quando o Hospital não possuir o serviço necessário para a assistência ao paciente. A transferência poderá ser solicitada pelo paciente ou familiar com a autorização do médico.
Política de silêncio
É importante que pacientes, acompanhantes e visitantes mantenham um tom de voz mais baixo que o usual para não incomodar outros pacientes. O uso de celular deve ser evitado nos quartos e corredores.
Conservação do patrimônio público
O HTEJZ é um hospital público. Sendo patrimônio público, pertence a todos – a todo o povo. A todos cabe por ele zelar, preservando-o e defendendo-o. O Código Civil prevê a efetiva responsabilização penal, civil e administrativa àquele que causar lesão ou danos ao patrimônio.
Atendimento gratuito 100% SUS