Gestão Ambiental

O Hospital de Transplantes Euryclides de Jesus Zerbini entende que tem grande responsabilidade com a questão ambiental e vem trabalhando para reduzir seus impactos, pois reconhece que os serviços de saúde são, de modo geral, grandes consumidores de recursos (água, energia, materiais, etc.).

Desde o início de suas atividades, o hospital criou um Núcleo de Gestão Ambiental, que tem desenvolvido uma série de ações ambientais, visando o envolvimento com a comunidade usuária do Hospital e redução de seus impactos ambientais.

O Hospital de Transplantes Euryclides de Jesus Zerbini segue as exigências relativas ao Plano de Gerenciamento de Resíduos Serviços de Saúde (PGRSS), que é baseado nos princípios da não geração e minimização de resíduos. Este documento aponta e descreve as ações relativas ao manuseio, armazenamento e disposição final, reduzindo os riscos ao meio ambiente em conformidade com a legislação vigente.

O Hospital de Transplantes Euryclides de Jesus Zerbini possui o PGRSS, que é baseado nos princípios de não geração e minimização de resíduos, que apontam e descrevem as ações relativas ao manuseio, armazenamento e disposição final, reduzindo os riscos ao meio ambiente, em conformidade com a legislação vigente.

O PGRSS contempla os aspectos referentes à minimização na geração de resíduos, como:

– Segregação,

– Armazenamento,

– Acondicionamento,

– Transporte temporário,

– Identificação,

– Tratamento interno e externo,

– Coleta,

– Disposição final,

O Mercúrio é um metal líquido, prateado, extremamente tóxico a nosso organismo. Quando derramado, forma gotinhas e evapora-se sem que percebamos o vapor no ar – que é respirado. No organismo, pode causar danos irreversíveis, sobretudo aos rins e ao sistema nervoso central (cérebro e cerebelo), provocando irritabilidade, tremores, alteração da visão, audição e problemas de memória.

 

Em 2008, o Hospital de Transplantes Euryclides de Jesus Zerbini substituiu todos os aparelhos que utilizam mercúrio, termômetros e esfignomanômetros (medidor de pressão), por aparelhos digitais. A iniciativa rendeu ao Hospital a menção honrosa por parte do Ministério do Trabalho pela eliminação de Mercúrio.

Outra ação importante é o descarte das lâmpadas utilizadas no hospital, que contêm mercúrio. É realizado por uma empresa especializada, responsável por fazer a descontaminação por meio de um processo que separa todos os componentes e armazena com segurança, sobretudo o mercúrio.

O Hospital tem como consequência a geração de resíduos perigosos, como químicos, em geral, de laboratório e quimioterápicos. Diante desse cenário, estruturas e processos foram adaptados, para que se tenham recipientes adequados para o descarte e armazenamento, sem risco de vazamento ou exposição ao colaborador e paciente.

Pela importância desses resíduos, o Hospital de Transplantes Euryclides de Jesus Zerbini investe em treinamentos, aos colaboradores para a correta coleta desses resíduos, utilizando equipamentos de proteção individual necessários e tomando conhecimento de como agir em caso de derramamento. A destinação final é a incineração em local licenciado pelo órgão ambiental.

O serviço de radiologia possui efluente decorrente do processo de revelação dos raios-X, de característica química e, por isso, não pode ser descartado na rede de esgoto. Diante desse cenário, uma estação de tratamento foi instalada, para que o efluente seja tratado antes de ser desprezado e as partículas de prata, que estão na película, possam ser segregadas. Tal efluente é analisado periodicamente para evitar alteração nas condições do esgoto do Hospital.

Despejar óleo de cozinha pelo ralo da pia é uma grande agressão ao meio ambiente. Por ser mais denso, o óleo concentra-se na superfície da água, impedindo sua oxigenação. A consequência é a degradação da biodiversidade dos rios que recebem os esgotos.

Depositar recipientes com o líquido dentro de lixeiras também é outro equívoco, já que, caso ocorra vazamento, o óleo entrará em contato com o solo e este será impermeabilizado, prejudicando a absorção da água e contribuindo para as enchentes.

Por isso, a forma mais correta e sustentável de fazer seu descarte é levando-o a postos de coleta que realizam a reciclagem de óleo.

O Hospital  encaminha o óleo para empresas que o transformam em combustível biodegradável e produtos de limpeza e higiene pessoal.

Pilhas e baterias contêm metais tóxicos que agridem o meio ambiente e trazem riscos à saúde pública. Quando depositados em lixões e aterros sanitários, esses resíduos que levam séculos para se decompor, podem vazar e contaminar os lençóis freáticos, o solo e os rios, causando danos às pessoas e aos animais.

O Hospital possui pontos de coleta para descartes de pilhas e baterias para destinação correta.

Dentre outras ações, o Hospital de Transplantes Euryclides de Jesus Zerbini realiza periodicamente campanhas internas para conscientização dos colaboradores.  Trabalha com metas de redução de consumo de água e energia e busca ações para a redução por meio de rotinas de inspeção.

Em 2010 e 2019, o Hospital de Transplantes Euryclides de Jesus Zerbini recebeu da Secretaria da Saúde do Estado o Prêmio Amigo do Meio Ambiente pelas ações de preservação ambiental.