Tecnologia e Aprimoramento

Tecnologia

A fim de criar um ambiente moderno e seguro para melhor atender aos seus clientes, o Hospital Euryclides de Jesus Zerbini tem investido na incorporação de tecnologias em seus processos, principalmente na Telemedicina e Sistemas Informatizados.

Nestes seguimentos podem ser destacados:

Atendendo as áreas de:

  • Radiologia (Tomografia, Raios-X e Ultrassonografia);

Estes sistemas gerenciam todo o processo desde a captura de imagens de exames até a entrega do laudo final ao paciente ou médico solicitante. As imagens dos exames são capturadas e enviadas para Centrais de Laudos que confeccionam os laudos e os devolvem em minutos ou ainda através de consultas internas ou via WEB.

O sistema de informação hospitalar, um dos mais modernos e completos softwares de gestão de saúde, possui módulos totalmente integrados que disponibilizam recursos e procedimentos para um gerenciamento eficiente das informações e um alto desempenho nas atividades, tanto operacionais quanto a estratégicas, além de garantir total segurança de dados e acessos.

Todo o fluxo do Laboratório também é informatizado, envolvendo desde a entrada do paciente até a coleta do material e processamento do exame, tendo total integração com o Sistema ERP de Gestão Hospitalar do HTEJZ. A automatização e integração entre os sistemas garante agilidade na disponibilização dos resultados e segurança ao paciente.

Já implantado, o prontuário eletrônico é um repositório de informações clínicas e administrativas do paciente, permitindo o acesso rápido aos problemas de saúde e intervenções atuais, conhecimento científico e consequente melhoria do processo de tomada de decisão e melhoria no atendimento aos pacientes reduzindo custos e otimizando recursos.

Em processo de implantação atenderá inicialmente ao Prontuário Eletrônico do Paciente. Este processo permitirá a troca de documentos, com autenticação, sigilo e integridade de conteúdo possibilitará que os documentos do prontuário do paciente não mais precisam ser impressos e assinados.

Destaca-se a transmissão de Áudio e Vídeo para eventos e treinamentos ao vivo para todas as Instituições Afiliadas, difundido conhecimento e maximizando nossos recursos.

Aprimoramento

Educação Continuada do Hospital de Transplantes Euryclides de Jesus Zerbini

A fim de contribuir com a retenção e desenvolvimento do capital intelectual da enfermagem, a Educação Continuada do HTEJZ busca trabalhar com ferramentas de ensino, pautadas na Andragogia, que possibilitam a aplicação do cotidiano dos colaboradores no processo ensino-aprendizagem. A busca constante pela manutenção da cultura de segurança do paciente e do Modelo Assistencial de Enfermagem da SPDM Unidades Afiliadas pressupõe a estimulação do raciocínio crítico, clínico e o científico. Entre as diversas estratégias de ensino adotadas, destacam-se: Simulação Realística, jogos, estudos de casos dirigidos e discussão de cases.

Em cumprimento a Missão institucional a educação continuada junto ao núcleo de ensino e pesquisa (NEP) do HTEJZ trabalha fortemente no incentivo à pesquisa, fornece subsídios e condições favoráveis para a execução de novas pesquisas, bem como para a participação de eventos científicos, com importante produção de trabalhos até o momento.

Os jogos e as simulações realísticas têm sido as estratégias mais utilizadas e mostram-se efetivas. Estas propiciam a positiva aceitação das equipes e são aplicas, especialmente, para a manutenção da adesão aos protocolos institucionais. Outras estratégias utilizadas se referem a utilização de vídeos institucionais, discussão de artigos científicos, estudos de casos e outras.

Educação Continuada tem importante papel neste processo e busca selecionar candidatos com o perfil da vaga oferecida. Atua desde a elaboração e correção da prova teórica, realização da entrevista, até a inserção dos aprovados na instituição, por meio da integração de Enfermagem aonde são apresentados: o modelo Assistencial, as normas, rotinas e as suas especificidades, além de manuais de procedimentos, protocolos institucionais, e outros.