Quimioterapia

O Hospital de Transplantes Euryclides de Jesus Zerbini conta com serviço de quimioterapia na especialidade de hematologia para pacientes ambulatoriais e internados. O serviço dispõe da mais avançada forma de tratamento e diagnóstico, visando à qualidade de vida do paciente, além de possuir uma equipe médica de referência e equipe de apoio nas áreas de enfermagem e farmácia.

Informações

A quimioterapia tem o objetivo de matar as células malignas que crescem rapidamente. O tratamento com substâncias químicas é indicado por especialistas de acordo com o quadro de cada paciente e pode ser realizado sozinho ou com a cirurgia.

A maior parte das quimioterapias é administrada pela veia, mas também existem quimioterápicos orais (comprimidos). É comum que alguns pacientes percebam sintomas após as sessões de quimioterapia que podem ser diárias ou com intervalos de 01 a 04 semanas. Isto ocorre porque a medicação não distingue as células do tumor das células normais.

A quimioterapia afeta as pessoas de formas diferentes.

Como o paciente irá sentir-se  dependerá de sua saúde geral,  antes do tratamento, tipo e estágio do câncer, tipo de quimioterapia e a dose.

Algumas pessoas não se sentem bem logo depois da quimioterapia. Um dos efeitos colaterais mais comuns é a fadiga.